O REPLICADOR

Fevereiro 21 2010

Ao acabar de ver a entrevista que o presidente da reserva federal Americana Ben Bernanke deu ao "60 minutos", retiro pelo menos 3 conclusões:

 

1-    Apesar da mais que provável causa da actual crise advir das políticas monetárias expansionistas e das taxas de juros artificialmente baixas produzidas pela FED, Bernanke considera que a solução para o fim desta crise passa por baixar ainda mais as taxas de juro (para que se injecte dinheiro suficiente no mercado) e acabar com a falta de liquidez. Ou seja, considerando que foi o excesso de liquidez nos mercados que produziu todos investimentos de risco ruinosos, agora que a economia precisava de deflacionar os preços para atingir um ponto de equilíbrio sustentável, eis que Bernanke considera que a solução passa por estabilizar os preços, o que é um eufemismo para “mantê-los insustentavelmente altos”.

 

2-    Bernanke considera que salvar os bancos ruinosos era necessário para manter a saúde do sistema financeiro e evitar a contaminação de falências. Considera igualmente que estes podiam ser fragmentados e desmantelados pelo Estado para manter os activos na economia através de transferências para instituições financeiras mais saudáveis. Ou seja, a ideia de Bernanke é manter tudo como está, mas reordenando o processo, clamando por mais regulação e não permitindo que a bolha desinche.

 

3-    Como a economia americana vai continuar a funcionar acima das suas possibilidades, levada por um excesso de “impressão de dinheiro” por parte da FED, os preços não vão cair, os activos tóxicos não vão desaparecer, os investimentos de risco dúbio irão continuar (ainda mais agora que os bancos se sentem “too big to fail”), podemos começar contar quanto tempo irá demorar a chegar a próxima explosão da bolha e consequentemente a próxima crise. Uma coisa é certa, com estas medidas, todas as regulações do mundo serão tão úteis como um cubo de gelo no inferno. 

 

 

 

publicado por Filipe Faria às 03:30
Tags: ,

Política, Filosofia, Ciência e Observações Descategorizadas
Facebook
pesquisar
 
RSS
eXTReMe Tracker