O REPLICADOR

Dezembro 18 2009

Sou assumidamente uma flor de estufa. Está frio, muito frio. Enquanto vou agradecendo a quem inventou os aquecedores que me vão mantendo operacional, constato que, um pouco por toda a Europa, as temperaturas estão a descer e a neve cai em boa parte do território europeu. No telejornais, proliferam as notícias sobre o Inverno rigoroso e sobre as consequências do mesmo, mas, para minha surpresa, no meio delas está uma tal de conferência de Copenhaga que visa combater o aquecimento global. O aquecimento? Eu não quero cair na falácia da experiência pessoal, mas falarem-me em combater o aquecimento depois de me mostrarem a torre Eiffel coberta de neve e estradas bloqueadas com gelo parece-me gozo. Tal só mostra que esta conferência não foi organizada convenientemente.

 

Para maior credibilidade do fenómeno do aquecimento global, esta devia ter sido organizada num verão quentíssimo no Congo. Escolher a Escandinávia como anfitrião, num inverno horrivelmente frio, não foi manifestamente uma boa escolha para causa verde. Bem sei, o problema é que no Congo as pessoas ainda lutam para comer, para terem boas condições de vida, e causas verdes são luxos de pessoas com a barriga cheia devido aos benefícios da revolução industrial, a mesma que muitas destas pessoas apagariam da história se pudessem.

 

 

 

publicado por Filipe Faria às 21:13

Por mais que considere que o aquecimento global possa ser falso, um aumento de meio ou um grau por ano não tem influência nas quedas abruptas de temperatura que ocorrem neste inverno. O teu argumento para este texto parece-me no mínimo indigno da personagem que escreveu todos os outros que este blog mostra. No máximo é argumentação de redneck.
Al Gore a 19 de Dezembro de 2009 às 01:01

Senhor Al Gore, antes de mais deixe-me dizer-lhe que fico feliz por ler os meus textos. Muito me honra. Por outro lado, acredito que leu mal este texto, eu não apresento aqui nenhum argumento para a falsidade do aquecimento global, limito-me a enfatizar que a promoção do evento não foi bem feita e que o contexto devia ter sido melhor escolhido. No meu próximo texto já irei abordar a questão de fundo que salientou, espero que o possa ler.
Muito Obrigado

Tem razão, fui imprudente no meu comentário e peço desculpa. Ao menos resolveu-se a dúvida que poderia existir na mente de mais pessoas!
E o Manbearpig? Quando é que se fala desse perigo?
Al Gore a 19 de Dezembro de 2009 às 17:31

O clima é um sistema complexo e as alterações climáticas induzidas pelo aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem como consequências mais evidente o aumento da temperatura média no globo (daí ter sido inicialmente e ainda popularmento designado de aquecimento global) mas tem como efeito colateral o aumento do número e intensidade de fenómenos atmosféricos extremos daí ser mais correctamente designado de 'alterações climáticas'. Não há, portanto, nenhuma incoerência entre a tua experiência pessoal e os modelos do clima,
Nuno Mendes a 20 de Dezembro de 2009 às 20:22

Política, Filosofia, Ciência e Observações Descategorizadas
Facebook
pesquisar
 
RSS
eXTReMe Tracker