O REPLICADOR

Outubro 17 2009

Pedro Passos Coelho escreveu no “I” que deve existir maior liberdade de escolha nas escolas portuguesas e que os pais dos alunos devem ter uma participação maior na formação dos seus filhos. A ideia é boa, enfatiza a liberdade de escolha, mas o texto em si é vago, aponta o caminho sem explanar a sua efectivação. Como PPC é um político, não podemos ficar surpreendidos. Contudo, o que é sintomático é observar que os comentários feitos ao texto revelam que a liberdade de escolha é má em si mesma e que o resultado dessa liberdade é a desigualdade.

 

Este é um pensamento típico português que explica grande parte do nosso atraso. Quando alguém fala em liberdade de escolha, em vez de se ouvir perguntas no sentido de tentar alargar a escolha e a qualidade de serviços para todos, ouvimos comentários que na essência revelam o seguinte: “eu não me importo de viver na miséria se toda a gente também viver, porque o que realmente me chateia é que alguém faça uma melhor escolha que eu”. Os políticos percebem esta tendência, instigam-na, e fazem-lhes a vontade criando sistemas rígidos que não atendem às reais necessidades das pessoas. Neste caso específico da educação, a nivelação é feita por baixo, destruindo uma função vital da escola: ser um instrumento de mobilidade social.

 

Pelo menos nos últimos 35 anos, estas vozes têm contribuído para a destruição da igualdade de oportunidades em Portugal. Têm tanto medo de fazer más escolhas que não querem que os outros tenham a oportunidade de as ter. Parece incrível mas os nossos dirigentes ouvem-nas e aceitam que o nosso sistema opere numa institucionalização da inveja. Desta forma nunca se irão criar oportunidades neste país e continuaremos a ter uma anormal fuga de cérebros, porque ter oportunidades para chegar a onde todos vão chegar, independentemente do que façam, não é oportunidade nenhuma, é um bilhete para lado nenhum.

 

 

 

publicado por Filipe Faria às 20:38

Política, Filosofia, Ciência e Observações Descategorizadas
Facebook
pesquisar
 
RSS
eXTReMe Tracker